Um local de trabalho adequado e bem organizado é o primeiro passo para a costura bem sucedida. Seria ideal que ela correspondesse a uma dependência especialmente preparada e equipada para isso.
No entanto, como hoje em dia poucas são as casas que permitem esta solução, a maioria das mulheres é obrigada a aproveitar apenas um recanto disponível.
A escolha do local
O primeiro ponto a considerar deve ser decidir onde trabalhar com o máximo de eficiência, perturbando ao mínimo as outras atividades.
As condições básicas são espaço, luz e acesso a tomadas. Escolha um local o mais claro e alegre possível.
ESPAÇO. Uma sala de costura especialmente concebida para esse fim terá zonas definidas para dispor os moldes e cortar, para costurar e passar a ferro, para provar e armar, e ainda espaço disponível para arrumações e que permita liberdade de movimentos.
Se tiver de improvisar um cantinho de costura, procure em primeiro lugar um recanto onde possa acomodar a máquina, uma mesa de corte e uma tábua de passar e que proporcione espaço suficiente para trabalhar confortavelmente sem se sentir apertada. Se ainda lhe sobrar espaço livre, tanto melhor.
Para cortar o tecido, é indispensável uma superfície ampla, com cerca de 1,80 m X 90 cm no mínimo, a que se tenha acesso, se não por todos, ao menos por dois dos lados.
Em caso de necessidade, poderá ter de utilizar a mesa de corte para costurar à máquina; e conveniente contar ainda com espaço suficiente para manter a tábua de passar armada, para que possa ir passando a ferro à medida que vai concluindo as diversas fases da confecção.
[…] auxiliar tão precioso para costurar que lhe deve dar prioridade ao considerar o equipamento do seu local de costura AKPC_IDS += "307,";Popularity: unranked […]